Morre Marie Fredriksson, vocalista do Roxette
Foi divulgada na manda desta terça-feira (10), a morte de Marie Fredriksson, vocalista da banda Roxette. O agente da banda emitiu uma nota oficial sobre a morte. Confira:
É com muita tristeza que temos que anunciar que Marie Fredriksson, da Roxette, faleceu na manhã de 9 de dezembro, após uma batalha de 17 anos contra o câncer.
Marie nasceu em 30 de maio de 1958 no sul da Suécia, iniciando sua carreira musical nas proximidades de Halmstad, onde se tornou amiga do futuro companheiro de Roxette, Per Gessle. Após uma estreia solo bem-sucedida em 1984, Marie Fredriksson se tornou uma das artistas mais queridas e bem-sucedidas da Suécia. Em 1986, ela se uniu a Per no Roxette com a ambição de chegar fora da Suécia, e juntos iniciaram uma jornada histórica que nos próximos anos os tornaria um dos maiores artistas pop do mundo.
O single de estréia “Neverending Love”, seguido do álbum “Pearls of Passion”, em 1986, fez sua estreia na Suécia, mas o reconhecimento internacional teria que esperar até o single “The Look” do segundo álbum de Roxette “Look Sharp!” Na primavera de 1989 abriu as portas para uma enorme inovação internacional. Foi o primeiro single número 1 na parada Hot 100 da Billboard e seria seguido por “Listen To Your Heart”, “It must have been love” e “Joyride”, além de vários sucessos mundiais como “Dressed For Success”, “Sleeping in your car” e muito mais.
O enorme sucesso com vendas de mais de 80 milhões de discos abriu o caminho para várias turnês mundiais, consolidando a reputação de Marie Fredriksson como uma artista ao vivo sensacional. Ela era dona do palco, comandava a banda e tinha o público na palma da mão. Por mais incrível que estivesse no estúdio, o palco era seu habitat natural. Essa arte e energia únicas ajudaram a criar um vínculo duradouro entre ela e milhões de fãs apaixonados em todo o mundo.
Em 2002, Marie foi diagnosticada com um grave tumor cerebral, recebendo um tratamento agressivo que teve seu preço, mas acabou sendo bem-sucedido. Graças ao seu espírito de luta extremamente forte, Marie em 2009 conseguiu iniciar um retorno gradual aos palcos do mundo. A improvável segunda vinda de Roxette resultou em vários novos álbuns e turnês que novamente colocaram a dupla na frente de multidões gritando, sorrindo e chorando em todo o mundo. Durante os anos de retorno, Marie foi uma batalhadora incrível, superando os muitos rigores das turnês para encontrar seus fãs no palco várias vezes. Mas em 2016, o show finalmente acabou quando os médicos de Marie a aconselharam a parar de fazer turnês e se concentrar em sua saúde.
Marie nos deixa um grande legado musical. Sua voz incrível – forte e sensível – e suas performances mágicas ao vivo serão lembradas por todos nós que tivemos a sorte de testemunhá-las. Mas também nos lembramos de uma pessoa maravilhosa, com um enorme apetite pela vida, e de uma mulher com um coração muito grande, que se importava com todos que conhecia.
Por comentários de Gessle:
O tempo passa tão rapidamente. Não faz muito tempo, passamos dias e noites no meu minúsculo apartamento em Halmstad, ouvindo música que amamos, compartilhando sonhos impossíveis. E que sonho acabamos compartilhando!
Obrigado, Marie, obrigado por tudo. Você era uma musicista excepcional uma mestra da voz, uma artista incrível. Obrigado por pintar minhas músicas em preto e branco nas cores mais bonitas. Você foi a amiga mais maravilhosa por mais de 40 anos. Estou orgulhoso, honrado e feliz por poder compartilhar muito do seu tempo, talento, cordialidade, generosidade e senso de humor. Todo o meu amor vai para você e sua família. As coisas nunca serão as mesmas.
P. ”
O marido de Marie Fredriksson, Mikael Bolyos, e seus dois filhos Josefin e Oscar pedem respeito na tristeza.
O funeral será realizado em silêncio, com apenas o presente da família mais próximo de Marie.
Estocolmo, dezembro de 2019.
Dimberg Jernberg Management