Máfia dos shows agia no interior

ColunasDestaque

Na última quinta-feira (23) não teve outro assunto mais comentado no setor cultural do que a investigação aberta pela Polícia Federal, a Receita e o Ministério Público Federal, chamada “máfia dos shows”. A investigação está sendo feita em, pelo menos, nove estados brasileiros, com destaque para o interior de São Paulo, onde há R$ 15 milhões já bloqueados pela Justiça a pedido do Ministério Público.

Segundo reportagem do colunista Ricardo Feltrim, para o UOL, a “máfia” seria dedicada a fraudar a compra e venda de shows públicos de grandes artistas, envolvendo empresas, empresários, artistas e prefeituras. A investigação teve início aqui no interior, ainda em 2010, quando o chefe da Procuradoria-Geral da República em São Paulo começou a questionar o volume de shows de grandes nomes da música, em cidades muito pequenas, que não teriam verba para bancar apresentações de grande porte.

Apenas no interior de São Paulo, 32 cidades com governantes ou contratantes de áreas culturais ou de eventos respondem a ações de improbidade, além de dez ações criminais em curso contra ex-prefeitos suspeitos de envolvimento ou facilitação das fraudes. No restante do país, a PF e o MPF afirmam que as fraudes podem somar mais de R$ 100 milhões desde 2013.

Parece que a ação de esclarecer crimes contra os cofres públicos está se espalhando para os mais diversos segmentos. E já era hora! Há quanto tempo se sabe dos ‘esquemas’ de contratação de shows, do quanto fica para as prefeituras e quanto vai para os artistas, sem contar o que fica retido com o produtor, atravessador ou funcionário público. É preciso de uma vez por todas começar a fazer uma limpeza completa nesse nosso sistema político!

Rock Feminino

O site Rock Feminino é um grande banco de dados brasileiro de bandas de rock com mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *