Floor Jansen se revolta contra estupros em festival

DestaqueColunas

Para quem pensava que o número de estupros crescia somente no Brasil, a cantora Floor Jansen utilizou as redes sociais para desabafar sobre a violência contra as mulheres na Suécia. Em sua postagem, a vocalista da banda Nightwish disse que foram registrados cinco estupros e 12 agressões sexuais somente dentro do Festival Bravalla, que aconteceu de 30 de junho a 2 de julho, perto da cidade de Norrköping.

O evento reuniu grandes nomes da música como o próprio Nightwish, Rammstein, Bastille, Band of Horses, entre outros. Floor e a banda Mumford and Sons se pronunciaram dizendo que não se apresentariam mais no festival até que a produção pudesse garantir a segurança das mulheres no evento.

“Como isso pode acontecer dentro do festival? Aliás, como isso pode continuar acontecendo de qualquer forma em 2016? É uma coisa diária e normal em muitas partes do mundo e é revoltante! Não há nenhum tipo de desculpa válida para isso! O estupro não é aceitável e é preciso fazer muito mais para proteger essas vítimas, homens e mulheres”, escreveu Floor.

Outro festival sueco, Putte I Parken, também registrou casos semelhantes, cerca de 30 agressões sexuais, mas contra garotas menores de 18 anos. Segundo o jornal O Globo, os ataques no país aconteceram justamente cerca de uma semana depois do início de uma campanha sueca contra abusos nesse tipo de situação.

Para se ter ideia de como o assunto é sério e cada vez mais preocupante, nos Estados Unidos, um grupo antiestupro vem espalhando cartões de apoio em festivais de música, explicando o significado de consentimento: “Entenda: Em nenhuma situação NÃO significa SIM”.

5 rapes and 12 sexual assaults on the Swedish festival @bravallafestival @mumfordandsons stood up as artists and said they will NOT play at this festival anymore until they can promise more safety for the women. I highly respect this and totally agree! How is it possible this happens so much on this festival? How is it possible woman get raped at all in this time, in this 2016? It’s a daily and almost normal thing to do in many parts of this world! Revolting! There is not a single valid excuse for this to happen, anywhere! Awareness is all I can do from where I stand and I hereby call out to all man and woman! Rape is NOT ok and more needs to be done to protect victims, male and female, from sexual assault! #rape #NO #moreawareness #moreeducation #nomoreviolence

Uma foto publicada por Floor Jansen (@floor_jansen_official) em

Vivian Guilherme

A autora é jornalista, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), graduada em Letras e pós-graduada em jornalismo contemporâneo. Produtora musical e técnica em áudio profissional, foi eleita Personalidade Musical do Ano (2008 e 2011) pelo Prêmio GRC Music (extinto Prêmio Toddy de Música). É criadora do Festival Rock Feminino e webmaster do Rockfeminino.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *