Maquiagem Rock nunca sai de moda
Que delícia ver o meu principal parceiro, o site Rock Feminino, de volta e poder fazer parte dessa equipe competente. Em 2007 eu apresentava o programa Mundo Rock de Calcinha (especializado em rock feminino), ganhador de três prêmios, e a Vivian Guilherme abriu as portas para as divulgações e eu anunciava sempre quando ia rolar o festival Rock Feminino para as bandas se inscreverem. Foi uma época de fortalecimento do rock feito pela mulherada, que inspirava outras meninas a montarem suas bandas e também a tocar algum instrumento musical. Esse retorno do Rock Feminino é ótimo pra gente não perder esse trecho da história a qual ajudamos a pegar fogo nos anos 2000 e para reacender a chama do movimento rocker.
Nessa coluna vou falar sobre maquiagem, pois além de jornalista e radialista também me tornei maquiadora profissional. Darei dicas, farei tutoriais, entrevistas, comentarei erros e acertos dos makes alheios, e ficarei muito feliz com a interação de quem me acompanhar por aqui (com dicas, sugestões, críticas, etc).
Pra começar, vou alinhavar um pouco da história do rock com as maquiagens usadas pelas vocalistas ou bandas com formação 100% feminina. Bóra??
Maquiagem Rock nunca sai de moda
O rock reflete atitude e rebeldia em música, vestuários, acessórios, penteados e também na maquiagem. E o melhor de tudo: maquiagem rock nunca sai de moda. O batom vermelho bem escuro ‘fechado’ que acompanhava Nora Ney, a pioneirado rock no Brasil que regravou em 1958 “Rock Around The Clock”(grande sucesso de Bil Halley) , até hoje faz parte do make rocker da mulherada.
A Rita Lee desde os anos 1960, quando ainda tocava bateria na primeira banda de mulheres do país, The Teenagers, usava delineado para realçar os olhos – provavelmente feito com lápis preto. Ela com certeza foi a artista do rock nacional que mais mudou o estilo conforme novos projetos. Quando era integrante de Os Mutantes, os cílios boneca (inclusive nos cílios inferiores) e as sardas naturais eram suas marcas registradas e até hoje essa maquiagem fica linda nas roqueiras de plantão (muita gente até faz sarda falsa para compor o visual).
O colorido dos anos 1980 com elementos punk batizado como glam rock com muita sombra azul e batom vermelho e o blush bem marcado acompanhavam as gringas Cindy Lauper e Debbie Harry (Blondie), influenciando também a moda com roupas e cabelos coloridos.
Derivado de elementos punk e new wave, mas com pitadas mórbidas, principalmente nas letras, surgiu o movimento gótico nos anos 80 e a banda que mais representava o estilo era Siouxsie & the Banshees com Susan Ballin nos vocais. Boa parte do tempo ela usava pancake branco, olhos bem marcados com lápis preto na linha d´água e em toda a pálpebra com sobrancelhas muito marcadas acompanhando os traços.
No início dos anos 80 o heavy metal e o hard rock também pegavam fogo, e a Lita Ford – após o término da girl group The Runaways – investiu na carreira solo com visual metaleiro (roupas de couro, cabelão solto, olhos bem marcados por delineador e batom vermelho destacando os lábios). A sua ex companheira de banda, Joan Jett, amava contornos com blush bem marcados e olho com lápis preto realçando o olhar.
A banda grunge L7 reinou nos anos 1990, fortalecendo o movimento feminista Riot Girl (muito divulgado por Bikini Kill). O lápis preto prevalecia na maquiagem para realçar bem os olhares das moçoilas. Na época, The Distillers reinava com punk rock e a vocalista Brody Dalle se destacava pelo moicano e boca tudo e olho tudo (batom vermelho e olhos borrados com lápis preto e sombra marrom).
O rock feminino no mainstream ficou um tempo adormecido no final de 1990 no Brasil, mas Pitty deu um pontapé na porta, nos anos 2000, tirando o mofo e ao sacudir a poeira conquistou também um lugar ao sol. A Pitty sempre usa delineado gatinho, que é o favorito da mulherada rock n’roll, combinado com um batom vermelho. Ainda nos anos 2000 a Hayley William (Paramore) reinou mudando a cor do cabelo dezenas de vezes, trazendo de volta o colorido dos anos 80 também na maquiagem.
Nesse resumo é perceptível como a maquiagem rock pode ser usada até hoje e tudo é muito mais fácil de encontrar, pois a indústria de cosméticos vem crescendo e investe em cores diferente nos batons (azul, cinza) e tonalidades de sombras diferenciadas e mais pigmentadas – saindo um pouco do tradicional olho preto. Uma sombra verde metálica e um batom vermelho ou sombra vermelha e batom azul metálico compõe um look rock moderno.
Com tanta inspiração assim, não tem como você reclamar que não consegue fazer uma maquiagem rock bem bacana. Conta pra mim qual é o seu estilo e/ou posta uma foto da sua produção (nos comentários). Vamos trocar figurinhas 😉
MRC🤘!!!! amo usar o olho bem marcado e o batom bem vermelho, pra mim sempre combina com td!
Estamos voltando Sah!! rssss Obrigada por ter lido aqui !! Vamu ki vamu e força na peruca !
Gigi, meus parabéns. Você é muito talentosa. Vou sempre ler sua coluna e com certeza está ótima. Vou divulgar para as amigas do rock que curtem maquiagem. Mais uma vez PARABÉNS.
kkkk si , vc escreveu isso diretamente da minha casa né … obrigada pela força sempre beijocas
🙂
Estuve leyendo tu artículo y hay muchas información que
no conocía que me has enseñado, esta genial..
te quería corresponder el espacio que dedicaste, con unas infinitas gracias, por
aconsejar a gente como yo jajaja.
Saludos
Muchas gracias :****