Nelson Rodrigues – por ele mesmo

Colunas

Estreou no programa Fantástico da Rede Globo, o quadro “Nelson: Por Ele Mesmo”, inspirado na peça de mesmo nome que a atriz Fernanda Montenegro já leva aos palcos brasileiros há quatro anos.

A montagem é baseada no livro homônimo organizado por Sonia Rodrigues, filha de Nelson. Com crônicas inéditas dele, a obra foi lançada em 2012 pela editora Nova Fronteira. Na montagem, Fernanda lê textos do autor brasileiro que é um dos principais dramaturgos da história nacional.

Em entrevista, Fernanda destacou que Nelson é “um deus de frases incríveis” e que a série é necessária, pois “a nova geração precisa sim conhecer Nelson por ele mesmo”. Nos capítulos que vão ao ar no Fantástico, Fernanda orienta a interpretação de Otávio Müller em seis episódios baseados nas crônicas do livro. Um time de craques se une à dupla de atores na missão: a adaptação é de Geraldo Carneiro, com direção de João Jardim, direção de fotografia de Walter Carvalho e direção artística de Rafael Dragaud.

As considerações de Fernanda Montenegro à interpretação de Otávio Müller levam em conta o vasto conhecimento que ela tem da obra de Nelson. Não apenas por ler as suas crônicas no teatro, mas pelos sete anos em que atriz e dramaturgo conviveram nos anos 60.

A série foi gravada de maneira documental, com duas equipes trabalhando simultaneamente no set: uma gravando o Otavio Müller e outra a Fernanda, captando o bastidor. Na edição, esses momentos se alternam, mesclados ainda às imagens reais de Nelson cedidas pela família, e às de Fernanda e Otávio fora do estúdio, nos ensaios e em discussões e estudos sobre o projeto.

Vivian Guilherme

A autora é jornalista, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), graduada em Letras e pós-graduada em jornalismo contemporâneo. Produtora musical e técnica em áudio profissional, foi eleita Personalidade Musical do Ano (2008 e 2011) pelo Prêmio GRC Music (extinto Prêmio Toddy de Música). É criadora do Festival Rock Feminino e webmaster do Rockfeminino.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *