O humor não faz discípulos

Colunas

A morte do icônico comediante Jerry Lewis no dia 20 de agosto pode ser também a morte do humor plácido de antigamente. Charles Chaplin, Harold Lloyd, Oliver Hardy e Stan Laurel marcaram um período importante do cinema mudo mas, ainda mais, o embrião da comédia e do humor como conhecemos hoje.

Se hoje não se faz mais humor como antigamente é certamente porque não se faz mais humoristas como os do cinema mudo ou, até mesmo, como os brilhantes da era de ouro do rádio brasileiro. A isso somam-se nomes memoráveis e insubstituíveis como os de Chico Anysio, Manuel de Nóbrega, Ronald Golias, Grande Otelo e tantos outros.

O que a nova geração do humor ainda não aprendeu com os mais antigos é que é preciso muita cultura para chegar à comédia ponderada, ao riso fácil e a piadas simples, mas que fazem rir independente de qualquer situação. Uma piada de Chico Anysio é engraçada hoje da mesma forma que era em 1980, ou 90 e será daqui a vinte anos. Fenômeno semelhante ao dos artistas já citados anteriormente.

E o que diferencia esses medalhões do humor dos youtubers e stand-ups de hoje em dia? A capacidade de interpretar, compreender que antes de uma boa piada é essencial ter um bom personagem, ser versátil e ter conhecimento para fazer rir qualquer público. Na TV hoje em dia os programas de humor trazem os mesmos enredos, com personagens que estampam o próprio humorista e encerram neles próprios os ‘bordões’ e ‘trejeitos’. Ainda estão para surgir atores tão grandiosos quanto Chico ou Jerry Lewis, capaz de interpretar todos os personagens do mesmo filme sem, nem ao menos, ser ele próprio a atuar.

Vivian Guilherme

A autora é jornalista, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), graduada em Letras e pós-graduada em jornalismo contemporâneo. Produtora musical e técnica em áudio profissional, foi eleita Personalidade Musical do Ano (2008 e 2011) pelo Prêmio GRC Music (extinto Prêmio Toddy de Música). É criadora do Festival Rock Feminino e webmaster do Rockfeminino.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *