Outlander cativa público brasileiro

DestaqueColunas

Escrito originalmente no fim dos anos 80, o livro A Viajante do Tempo (Outlander), de autoria de Diana Gabaldon, foi lançado em 1991. A autora, hoje com 65 anos e filha de um ex-senador, era professora universitária no Estado do Arizona, Estados Unidos, com foco em pesquisa de zoologia e biologia marinha. O gosto pela escrita de ficção surgiu como um hobby, assistindo a um episódio da série Doctor Who (no Brasil exibida pela TV Cultura), Diana se interessou por um personagem escocês do seriado e começou a escrever o romance. Publicou alguns excertos em um site e um agente literário a contatou. O contrato foi para a publicação de uma trilogia, sendo que apenas o 1º livro estava pronto.

Vinte e seis anos depois, Diana está entre uma das grandes vendedoras de livros no mundo. O que era para ser uma trilogia se tornou uma octologia (oito livros), com série na televisão e muitos fãs fervorosos. (Vale lembrar que cada livro tem, em média, 950 páginas; sendo que dos livros três a seis são divididos em duas partes de cerca de 900 páginas cada!)

A série que foi ao ar em 2014 no canal Starz já está em sua terceira temporada – que corresponde ao terceiro livro – e no Brasil teve estreia simultânea aos Estados Unidos, pelo canal Fox Premium. A audiência do programa é cada vez maior e vem duplicando o número de espectadores.

Para quem não conhece ainda o seriado ou os livros, trata-se de um romance histórico que começa em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial. A enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros, lá encontra o escocês Jamie Fraser.

Vivian Guilherme

A autora é jornalista, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), graduada em Letras e pós-graduada em jornalismo contemporâneo. Produtora musical e técnica em áudio profissional, foi eleita Personalidade Musical do Ano (2008 e 2011) pelo Prêmio GRC Music (extinto Prêmio Toddy de Música). É criadora do Festival Rock Feminino e webmaster do Rockfeminino.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *