Quem são os Tribalistas?

ColunasDestaque

O ano era 2002. Não havia uma rádio, uma casa, uma festa ou um carro que não tocasse a grudenta: “Já sei namorar” ou “Velha Infância”. Há quinze anos o Brasil era outro, todos conheciam Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, eram figuras conhecidas e renomadas pela população de norte a sul, do centro à periferia.

Os Tribalistas – grupo formado por Marisa, Arnaldo e Carlinhos para lançar apenas um disco – eram tocados em todas as festas de casamento, obrigatoriamente, ou qualquer outra reunião popular, assim como na novela ou nas rodas de violão. O que levou a um sucesso estrondoso, vendendo mais de 2 milhões de cópias, indicações ao Grammy e muito mais.

No fim de agosto deste ano, a mídia anunciou empolgada o retorno dos Tribalistas, teve especial na Globo, grande divulgação do disco e reportagens imensas nos principais jornais do Brasil. Em uma loja de departamentos de Rio Claro, o CD e o DVD dos Tribalistas 2017 estavam ao lado do caixa. A todo cliente que passava para pagar, o caixa oferecia: “não quer levar o CD ou o DVD, está na promoção”.

Durante uma semana oferecendo o produto, meu marido passa no caixa e pega um. E por um momento, foi possível se sentir como um extraterrestre: o caixa chamou o gerente, que chamou o outro caixa e todos perplexos comemorando! Foi o primeiro CD vendido! Mais espantados que eles estávamos nós. Como assim não vendeu nenhum? Pois é, ninguém conhece mais o que era pop há 15 anos.

Definitivamente, muita coisa mudou no Brasil de 15 anos para cá, mas, certamente, a qualidade das canções do Tribalistas continua exatamente a mesma. Impecável! Dignos de toda e qualquer popularidade mundial.

Vivian Guilherme

A autora é jornalista, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), graduada em Letras e pós-graduada em jornalismo contemporâneo. Produtora musical e técnica em áudio profissional, foi eleita Personalidade Musical do Ano (2008 e 2011) pelo Prêmio GRC Music (extinto Prêmio Toddy de Música). É criadora do Festival Rock Feminino e webmaster do Rockfeminino.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *