Jennifer Haben, do Beyond the Black, fala sobre estreia no Brasil, representatividade feminina no metal e novo álbum

DestaqueNotícias

Pela primeira vez no Brasil, a banda alemã Beyond the Black desembarca no país para uma aguardada apresentação no festival Bangers Open Air, com apresentação no dia 4 de maio. Em meio aos preparativos para o show, a vocalista Jennifer Haben conversou com a jornalista Vivian Guilherme, do portal Rock Feminino, sobre as expectativas para essa estreia, a representatividade das mulheres no metal, os novos projetos da banda e sua trajetória como líder de um dos grupos mais expressivos da cena atual.

Confira a seguir os principais trechos da entrevista:


Rock Feminino: Oi, Jennifer! Muito obrigada por reservar um tempo para conversar conosco. Para começar, como você está hoje?

Jennifer Haben: Estou ótima. O sol voltou a brilhar aqui depois de um longo período nublado. Isso é muito bom.

Rock Feminino: Aqui está um calor danado! Mas vamos falar do Bangers Open Air. Você vai se apresentar no Brasil pela primeira vez e os fãs estão super empolgados. O que eles podem esperar do seu show? E com o que você está mais ansiosa?

Jennifer Haben: Ir para um país onde nunca estivemos antes é sempre super interessante — especialmente o Brasil. Sempre quis conhecer, e ver nossos fãs pela primeira vez vai ser muito empolgante. Vamos trazer todo o poder do Beyond the Black para o palco e espero que possamos celebrar muito juntos!

Rock Feminino: O Rock Feminino foca em amplificar as vozes femininas na música. Você acha que a indústria musical está se tornando mais inclusiva para as mulheres? E que mudanças você gostaria de ver?

Jennifer Haben: Acho que está mudando. Vemos mais mulheres no metal. Claro, há muitas mulheres na música em geral, mas no metal você precisa convencer as pessoas de que é forte o suficiente para o gênero. Muitas estão conseguindo isso, e acho que podemos ter ainda mais. Está melhorando, com certeza.

Rock Feminino: Bandas brasileiras como Nervosa e Crypta têm ganhado destaque internacional. Você conhece alguma dessas ou outras bandas brasileiras com integrantes mulheres?

Jennifer Haben: Boa pergunta. Honestamente, eu não sou muito ligada em nomes de bandas. Esqueço tudo! Mas tenho certeza de que conheço algumas músicas. Vou ficar de olhos e ouvidos bem abertos enquanto estiver no Brasil.

Rock Feminino: Você vem do mesmo país da Doro, considerada a “Rainha do Metal”, e vão tocar no mesmo festival aqui no Brasil. Ela te influenciou de alguma forma?

Jennifer Haben: Eu não diria que me influenciou musicalmente, mas sempre admirei a forma como ela é autêntica, gentil e fiel a si mesma. Isso é algo que quero ser também.

Rock Feminino: Recentemente, o Beyond the Black passou por uma reformulação completa, e você permaneceu como única integrante original. Como foi liderar a banda nessa transição?

Jennifer Haben: Eu sou, na verdade, a CEO da banda. Construí o Beyond the Black desde o início, então seria estranho me substituir. A separação foi difícil — eu tinha uns 19 anos e não percebi bem a situação. Mas fui forte o suficiente para continuar, e sou muito grata por ter encontrado os meninos da formação atual. Eles são como uma família estendida para mim.

Rock Feminino: Hoje em dia parece haver uma expectativa para que artistas lancem músicas com mais frequência. Você sente essa pressão? Isso afeta o processo criativo? E há novidades a caminho?

Jennifer Haben: Estamos trabalhando em novas músicas, em um conceito para um novo álbum, e também em videoclipes. Então, sim, podem esperar novidades em breve!

Rock Feminino: Você começou a banda muito jovem, e muitas meninas te veem como inspiração. Que conselho você daria para quem quer começar no metal?

Jennifer Haben: Procure pessoas que acreditam em você. E não seja tão dura consigo mesma — isso é algo que ainda estou aprendendo. Nem sempre você vai tomar as melhores decisões, mas vai aprender com tudo. Acredite no que faz e no seu estilo individual. Não deixe que digam qual é o caminho certo.


Rock Feminino: Muito obrigada, Jennifer, por compartilhar seu tempo e suas ideias conosco. Em nome do Rock Feminino e de todos os seus fãs brasileiros, desejamos muito sucesso. Mal podemos esperar para te ver ao vivo!

Jennifer Haben: Muito, muito obrigada pela entrevista. Espero ver vocês em breve. E obrigada a todos que têm interesse na nossa música e talvez venham ao nosso show!

Confira o vídeo da entrevista no nosso Youtube:

Rock Feminino

O site Rock Feminino é um grande banco de dados brasileiro de bandas de rock com mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *