Conheça o The Secret Door, primeiro livro de poesia lançado por Cynthia Ross

ColunasDestaqueRock And Roll & Filosofia

Cynthia Ross foi uma das figuras mais proeminentes do punk rock norte-americano, tendo acompanhado de perto a eclosão e o desenvolvimento do movimento e da cena local, e cravando sua marca na história, por meio do legado deixado pela The ‘B’ Girls, banda setentista composta somente por mulheres, da qual foi baixista e letrista. A girl band de Cynthia abriu shows para grandes nomes do punk, como Ramones, The Clash, Dead Boys e outros. O grupo de Cynthia Ross, no entanto, logo se dissolveu, embora a contrabaixista tenha permanecido firme e ativa nos palcos e sobretudo, focada na produção de suas poesias, que, no final das contas, se tornaram o principal fio condutor de sua vida, sendo que, em 2025, seus poemas foram finalmente compilados no seu primeiro livro, intitulado “The Secret Door”, publicado pela editora Far Word Press. A edição, que em fevereiro foi oficialmente lançada em Paris e em março em New York, intercala os poemas de Cynthia com uma série de ilustrações do artista Ian Wilson e alguns registros fotográficos feitos pela própria poetisa, aspectos que valorizam esteticamente a edição.

A poesia surgiu na vida de Cynthia, embora apenas agora ela tenha publicado seu livro. Ross demorou para compartilhar seus poemas com o público e durante um tempo, guardou-os para si: “A poesia sempre foi uma canção no meu coração. Quando eu era criança, e ainda conhecia poucas palavras, canções já flutuavam na minha mente enquanto brincava e antes de dormir. Eu falava com árvores, flores e borboletas e contava meus sonhos para as nuvens. Acho que isso é poesia.” Numa entrevista concedida recentemente ao Fanzine Brasil, Cynthia revelou que na época do Ensino Médio, nutria uma conexão especial com a música e com a arte. em tal período, praticava balé, adorava desenhar, dançar e ler livros: “Fazia qualquer coisa que proporcionasse uma saída criativa e servisse como oportunidade para explorar o mundo da imaginação.” Já a respeito, particularmente de sua destreza poética e de como esse talento se apresenta para ela, contou: “A poesia é minha voz interior ou a voz dos anjos ou mesmo de outros seres. É o inconsciente universal que flutua ao nosso redor em reinos superiores. Geralmente escrevo de manhã, antes que as distrações do dia assumam o controle. Minhas inspirações são experiências… passadas, presentes e imaginadas, e também as emoções que são desencadeadas por tais experiências”.  

A poesia de Cynthia Ross é a linguagem de sua alma, é o reflexo dos variados estados e sensações que ela experimentou durante seu percurso existencial. Conforme a ex-contrabaixista refletiu: “A poesia nos leva além das palavras, rumo a outros planos e teorias filosóficas. É uma conexão espiritual com a alma e uma desconexão das limitações terrenas. Ela conecta sonhos, desejos, pensamentos e sentimentos”. De fato, seus sedutores versos nos mostram essa conexão, uma vez que carregam em si um enorme potencial arquétipo que permite que aqueles que os contemplam, se reconheçam, se reencontrem e até mesmo se purifiquem de alguma forma. Nesse sentido, seu livro, de fato, abre ao leitor uma porta secreta que nos revela poemas que abordam emoções, sentimentos e ideias diversificados. Ali, encontramos sonhos, paixões, dores, perdas e outras experiências de vida. O leitor se identifica com os versos, enncontrando neles, de alguma forma, um pouco de si porque as histórias dessa beat girl poet e as narrativas de seu coração também são nossas. É nisso que reside o louvor da poesia que no final das contas, é indispensável para a vida e merece ser contemplada: “Sinto-me incrivelmente sortuda por ter exposto meu livro no mundo. O maior e mais inesperado presente é o efeito que meu trabalho tem nas pessoas, especialmente nas mulheres jovens… quando elas me dizem “seus poemas me fazem chorar. Você coloca em palavras o que eu sinto, mas nunca consegui expressar”.

Por Juliana Vannucchi (Editora-chefe do site Fanzine Brasil, professora de Filosofia, com pós-graduação na área pedagógica. Publicitária, autora e organizadora do livro “Purificação: o medo em versos”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *