Tributo à Rita Lee integra programação da Semana do Rock da Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a Semana do Rock, que acontece até o dia 18 de julho. O projeto celebra o Dia do Rock, comemorado tradicionalmente no dia 13 de julho, e visa ressaltar otimismo e resiliência face à pandemia. Entre as atrações, estão uma homenagem à cantora Rita Lee e show de encerramento com a banda Titãs, no Theatro Municipal, além de extensa programação nas Casas de Cultura e Centros Culturais.
Fundada em 1982, o Titãs leva o espetáculo “Trio Acústico” ao Theatro Municipal, junto com Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM). Celebrando mais de 20 anos do show “Titãs Acústico MTV”, o repertório inclui os grandes clássicos da banda e canções como “Epitáfio”, “Isso” e “Enquanto Houver Sol”. O evento será disponibilizado dia 18, no Youtube do Theatro, encerrando as comemorações da Semana do Rock.
Entre as atrações, a Semana conta com o Mapa do Rock, espécie de cartografia musical que passará em frente a espaços consolidados da música alternativa na cidade, como o Madame Satã, a Galeria do Rock e o Ácido Plástico. Com duração de cinco dias, o evento terá, ao todo, dez apresentações na rua, duas para cada dia. O Mapa do Rock acontecerá num formato híbrido entre o presencial e o virtual, nas redes da Secretaria. Ao final, será produzido um vídeo com informações sobre os lugares que compõem o evento, incluindo dados, imagens históricas e narrações em off intercalando com trechos das apresentações. A parte histórica do evento foi concedida pelo escritor, jornalista e DJ Camilo Rocha.
A Semana do Rock também se expande para as artes visuais. Uma Homenagem à Rita Lee conta com a montagem de dois murais de 5x3m com técnicas de lambe-lambe e pintura – na Avenida Pompeia e no Belenzinho. A iniciativa inclui também produção e distribuição de lambes menores, realizados digitalmente por meio de colagens, contendo imagens da cantora em suas diversas fases e trechos icônicos de suas músicas.
Outro destaque da programação é a Projeção Rui Mendes – Preto e Branco, dia 13, na região de Pinheiros. Trata-se de uma projeção a laser com tratamento de motion projetado em parede. Este evento acontece a partir de uma parceria entre o Studio Curva e o fotógrafo e diretor de fotografia Rui Mendes, conhecido por sua atuação na iconografia de discos, tendo realizado capas de álbum para bandas como IRA! e Sepultura.
Entre os destaques da programação infantil, a Semana do Rock apresenta a Trupe Canta Elvis, espetáculo que canta as músicas do ícone do rock norte-americano Elvis Presley. Esta montagem é apresentada pelo grupo Trupe Pé de Histórias, formado por Tucci Fattore e Naya Sá, que pesquisa as intersecções entre música e teatro no universo infantil. O espetáculo será gravado em áudio e disponibilizado em totens tsuro, que serão instalados em centros culturais pela cidade.
Programação – Serviço
Titãs – Trio Acústico
participação do Quarteto de Cordas da OSM
Sinopse: Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto montaram um show afetivo e despojado, em que os três – munidos apenas de violões, piano, guitarra acústica e contrabaixo – recriam canções do Titãs Acústico MTV e acrescentam outras pérolas de seu repertório, como “Epitáfio”, “Isso”, “Enquanto Houver Sol”, “Porque Eu Sei Que é Amor”, “Toda Cor” e muitas outras. Esse show ainda conta com as participações especiais de Mário Fabre e Beto Lee.
Serviço:
17/07/2021 – 20h
Show será transmitido nas plataformas do Theatro Municipal
Com tradução de libras
Homenagem a Rita Lee
Intervenção visual pela artista Telúrica
Serviços:
– Dois murais a serem realizados de 10 a 18/07
– Endereço 1: Av. Celso Garcia, 1638 até 1749 (ao lado da UBS Belenzinho)
– Endereço 2: Av. Pompeia, altura 421
Projeção “Rui Mendes em Preto e Branco”
Sinopse: Parceria do fotógrafo e diretor de fotografia Rui Mendes com o Studio Curva. Rui Mendes é fotógrafo profissional há 42 anos. Trabalhou para as mais importantes publicações do país. Folha de São Paulo, Bizz, Vogue, Veja, Casa Vogue, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Trip, GQ, Rolling Stone, Gol, Placar, Natura, Tá Suave, etc. Fez mais de 100 capas de discos no cenário musical brasileiro, como as do RPM, Lulú Santos, Lobão, Kiko Zambianchi, Mundo Livre S.A., Leo Jaime, Paulo Ricardo, Los Hermanos, Raimundos, Ira!, Projota, Racionais MCs, Sepultura, entre inúmeros outros. Atualmente continua trabalhando na confecção de retratos e faz direção de fotografia na produção do Studio Curva.
Serviço:
13/07 (Dia Mundial do Rock)
Local da empena: Rua Cardeal Arcoverde, 2450 – Pinheiros
horário: 18h30 às 01h
Mapa do Rock
Mini-shows de artistas de rua tocando clássicos do rock em frente a locais onde funcionam ou funcionaram casas de shows e pontos de encontro importantes para a história do gênero na cidade (Galeria do Rock, Led Slay na ZL, Madame Satã, Hangar 110, Ácido Plástico, entre outros). Cada apresentação terá uma sinalização no local explicando a importância daquele local (por exemplo: Madame Satã 1983 – 1991 – casa noturna onde bandas como RPM e Titãs fizeram alguns de seus primeiros shows). A ação é um híbrido de online e presencial. Ao final da série de 10 apresentações será produzido um vídeo com informações dos pontos que compõem o mapa do rock, com dados e imagens históricas, narração em off intercalados com trechos das apresentações. Parte histórica e conceito concebidos pelo jornalista, escritor e DJ Camilo Rocha. Transmissões realizadas nas redes sociais da SMC.
Locais:
– Rua Augusta (Ronnie Cord) – Galeria do lado do Centro
– Rua Venâncio Aires, 408 (casa onde moraram Mutantes)
– Avenida Celso Garcia, 5765 (Ledslay)
– Galeria do Rock
– SESC Pompeia
– Rua Frei Caneca 1100 (último endereço de Raul Seixas)
– Rua Conselheiro Ramalho, 873 (Madame Satã)
– Avenida Brigadeiro Faria Lima, 638 (Aeroanta)
– Rua Rodolfo Miranda, 110 (Hangar 110)
– Rua Bela Cintra, 567 (Funhouse)
Trupe Pé de Histórias “Trupe Canta Elvis”
Sinopse: Tucci Fattore e Naya Sá, junto com seu parceiro de longa data, Luis Santiago Málaga, tocam canções do repertório de Elvis Presley e levam adultos e crianças a um passeio musical por um universo lúdico e divertido. Esse projeto foi desenvolvido especialmente para a Semana do Rock e será realizado no Centro Cultural Vila formosa.
Serviço:
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Data: 17/07/2021
Horário: 15h
Formato: presencial
Gratuito
Casas de Cultura
Carro do Rock – Consciência e Atitude
A atividade “Carro do Rock – Consciência e Atitude”, organizada pelo coletivo Fusa, vem com a principal ideia de difundir a música rock independente de São Paulo nas na cidade. O projeto consiste em um carro de som circulando pelas comunidades ao redor das Casas de Cultura tocando músicas de bandas e artistas novos do rock independente e nacional. O projeto visa também, estimular o uso das máscaras, como medida de prevenção ao Coronavírus, por isso, além da música, será veiculado entre as faixas, mensagens de personalidades do rock nacional, gravadas previamente, incentivando e conscientizando sobre o distanciamento social.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 12/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Território Cidade Ademar
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul e artista. Dia 13/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. CCM Hip Hop Sul e Santo Amaro
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Dia 13/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura de Santo Amaro
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Chico Science. Dia 14/07 às 15h. Livre. Grátis 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 15/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Atividade presencial em formato de cortejo na região.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 15/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura M’boi Mirim. Dia 16/07 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura M’Boi Mirim
Ontem e o futuro do rock nacional
Debate entre produtores e artistas da cena rock paulistana, tendo como pauta a visão e ponto de vista de cada um, sobre o passado do rock e o futuro pós-pandemia. A Live contará com um mediador e interação com o público virtual presente, respondendo perguntas e questionamentos, com foco na história do rock paulista e seu futuro, após a pandemia do Coronavírus.
Com: Clemente Nascimento da Banda Inocentes/Plebe Rude & Alex Sandro da banda Statues On Fire.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 10/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Butantã Rock: Periferia S/A
O Periferia S/A foi formado em 2002, quando João Gordo teve problemas de saúde e o Ratos de Porão entrou em recesso. Por conta disso, o experiente Jão, um dos músicos mais importantes na cena punk brasileira, resolveu formar um trio com os ex-integrantes: Jabá e Betinho (bateria) para tocar o repertório do RDP. No entanto, o projeto ganhou força e acabaram gravando um álbum com material próprio, em 2005, e desta forma, seguem fazendo shows especiais e lançando novos registros até os dias atuais. A atividade faz parte da #ButantãRock, série de shows realizados na semana do Rock na Casa de Cultura do Butantã
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 11/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Butantã Rock: Vazio
Vazio é uma banda paulistana de black metal, formada por Renato Gimenez no vocal, guitarras e efeitos, Eric Nefus nas guitarras e teclados, Nilson Slaughter no baixo e samples e Daniel Vecchi na bateria. A banda lançou em 2020, o álbum: “Eterno Aeon Obscuro”. Com poucos anos de carreira, aborda temas como: o ocultismo e a decadência apocalíptica, além da filosofia em suas letras, todas em português.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 12/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Butantã Rock: Endigna
Formada no ano de 2007, a Endigna já passou por várias formações, sem nunca perder seu pilar principal, que é a vocalista e compositora Babydrunk (Thaís). Com letras em que a dualidade é a palavra-chave, a Endigna transita entre o Trash/Crossover, com pitadas de música brasileira e vocais guturais/melódicos e letras em português.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 13/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Butantã Rock: Menstruação Anarquika
Banda punk composta por mulheres, formada no ano de 1992 com o objetivo de passar adiante seus ideais, sua luta e resistência, contra o sistema opressor e machista, relatando em suas letras uma visão libertária.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 14/07 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Debate sobre a Guitarra Elétrica
Debate entre músicos com o objetivo de abordar a importância da guitarra elétrica na música popular brasileira, processo que se deu de forma gradativa a partir de meados do século 20. Apresentando exemplos e influências de como a guitarra elétrica não apenas foi introduzida, mas se adequou ao repertório da música popular brasileira, indo além do rock. Com participação dos guitarristas: Paulo Morgado, Antônio Ribeiro e Gilbert Spaceh.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 18/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Censura na Cena Hardcore: Debate com os coletivos: Hardcore contra o Fascismo e Facada Fest
Debate sobre a censura nos eventos undergrounds no Brasil. Hardcore Contra o Fascismo e Facada Fest são duas manifestações políticas, que ocorrem no Brasil, uma em São Paulo e a outra em Belém. Os eventos têm como objetivo difundir a cultura e a liberdade de expressão.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 18/07 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura do Butantã
Gunnar Vargas
Gunnar Vargas é músico e compositor da região do Campo Limpo, ativo no cenário regional, trazendo em sua obra autoral o estilo Rock’n Roll. No mês dedicado ao Rock, a Casa de Cultura Campo Limpo traz em sua programação um show online, via Facebook, desse artista regional. O repertório de seu novo trabalho intitulado: Fino Trato, versa sobre o cotidiano, de maneira singela, onde amores, angústias, felicidades e frustrações de pessoas normais, são expostas em suas faixas.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 20/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo
Bate papo com Ingrid Saraujá: Uma voz feminina do Rock
Ingrid Saraujá é cantora da região do Capão Redondo, sempre tocou nos bares da cidade e vem se destacando por suas músicas autorais e por sua interpretação exclusiva de versões já conhecidas. Em 2019 realizou uma parceria com a Vulcam’s, que lançou seu primeiro clipe: ‘Abstrato’, desde então, dividiu palco com Clemente (Plebe Rude), Marcelo Nova (Camisa de Venus), Zé Maria (Unidos do Peruche), Dj Sonia Abreu (1° Dj do Brasil), Moacyr Franco (ator e escritor), Supla (cantor & compositor), entre outros. Além de seus amigos e colegas de diversos eventos e trabalhos, como a Banda Demarte, Cantora Recife, Miúdos de Passarim, Duque R, entre tantos outros artistas, que representam a periferia, com grande potencial cultural.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 02/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo
Pega Visão – Vivência com Rhossi do Rap ao Rock
Rhossi é fundador e vocalista do Pavilhão 9, banda que fez sucesso no fim dos anos 1990, com a união de elementos de rap, rock e hardcore. Nesta live fará uma vivência sobre sua caminhada no Rap e no Rock, além de cantar músicas de seu álbum solo, para contemplar a Semana do Rock.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul e artista. Dia 10/07 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial com acesso controlado de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul
Grupo Ôncalo Brasil Rock 80
Uma releitura do rock nacional da década de 1980. Nesta apresentação o Grupo transfere para trompetes, trombones, tuba e bateria desmembrada toda a energia do rock, aliada a performances coreográficas e teatrais. Uma pesquisa musical, social e política sobre a década que marcou o rock brasileiro
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 10/07 às 20h. Livre Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó – Salvador Ligabue
STD
Formada em São Paulo, no ano de 2010, a Banda STD traz uma apresentação completa, passeando por todas as vertentes do rock, desde os clássicos, até sucessos contemporâneos. A banda se destaca por ter uma performance energética, proporcionando entretenimento ao público que aprecia o bom e velho Rock N’ Roll. Em 2020, lançaram seu trabalho autoral, com 2 singles, disponível nas principais plataformas digitais.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 13/07 às 20h. Livre Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó – Salvador Ligabue
Reauldio
A banda surgiu no ano de 2016, o mesmo do reencontro entre os músicos Henrich Negri (Guitarrista) e Júlio Negrini (Contrabaixista); após o falecimento do amigo em comum, músico e professor, Cláudio Lopes. Decidiram então curar o luto da repentina perda, realizando composições, com letras de conteúdo positivos e de superação. Assim surgiu o nome da Banda: Reauldio: junção das palavras Real + Áudio.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 09/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases
Extra Ative
Formada em 2014, na periferia de São Paulo, composta pelos músicos: Cleber Leite no baixo e voz, César Rosa na guitarra e voz e Rafael Franco na bateria, esse trio conta com uma versatilidade ímpar de seus músicos, que apresentam ao público, suas influências musicais, com um repertório de canções nacionais e de grandes sucessos; muitos deles, produzidos na década de ouro do Rock nacional e internacional
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 16/07 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases
Josi Campos
Josi Campos, iniciou na música ainda na adolescência, cantando em bandas de movimento punk. Sempre influenciada pela música dos Anos 70 e 80, de estilos variados que vão desde: Ramones, Bob Marley e a música nordestina. Com muitas referências do novo movimento: “rootsmusic”, sua música tem como característica marcante a natureza e o equilíbrio. Com sua voz forte e variadas nuances, Josi traz, além da sua música, a atitude em suas performances ao vivo, por seu vigor, leveza e contraponto.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 22/07 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases