Claudia Iatalese participou de gravações ao lado do engenheiro de som de Neil Young
Como segunda engenheira dos estúdios do The Village, em Los Angeles, Claudia Iatalese participou das gravações ao lado do engenheiro de som de Neil Young
A engenheira de som e produtora musical Claudia Iatalese está deixando sua marca na indústria musical global ao participar de projetos de grande destaque no icônico The Village Studios, em Los Angeles. Desde julho de 2023, Claudia tem trabalhado em diversos projetos, entre eles no EP da cantora pop não binária, Mel Fine, em um single de Solange Knowles, irmã de Beyoncé, com lançamento previsto para 2025 e da gravação da banda Dramarama, famosa pelo single “Anything, Anything“, muito tocado nas rádios de Los Angeles.
Com a banda Dramarama, banda de rock alternativo/power pop com base em Los Angeles, Califórnia e formada em New Jersey em 1982, Claudia Iatalese participou, em março deste ano, da gravação da música “Kinda Fonda Wanda” (Neil Young) com participação completa dos músicos da banda e backing vocals. O trabalho foi feito em parceria com Niko Bolas, renomado engenheiro de som que já trabalhou com Neil Young. “Adoro fazer full band tracking. Ver artistas como esses, tocando ao vivo e participar dessas sessões de uma banda de Rock como o Dramarama foi incrível e inspirador”, declarou Claudia.
A engenheira de som também reúne trabalhos com outros artistas como o próximo EP da cantora indie norte-americana Mel Fine, que está prestes a finalizar. “É um projeto muito bonito, que conta com cinco faixas indéditas, que incorpora a essência da cantora, com vocais cheios de alma e uma narrativa instigante, que fundem generos do pop e folk acústico”, revela.
Recententemente, claudia emprestou sua mente e seus ouvidos para novos trabalhos de Kesha, além das trilhas sonoras do filme “Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo”, com Cate Blanchett, e da segunda temporada de “Me Conte Mentiras” (Disney+).
Com uma trajetória que começou com aulas de piano e violão na escola, Claudia Iatalese alcançou novos patamares após concluir o ensino médio no Brasil e obter o diploma do International Baccalaureate, onde a música foi uma de suas matérias escolhidas. “Isso tudo me ajudou a fazer a audição musical e entrevista para então entrar na Berklee College of Music em Boston. Lá, eu não só aprendi mais sobre teoria musical e a treinar o ouvido, mas também comecei a expandir drasticamente o pouco que sabia sobre engenharia e produção musical”, relata Claudia.
Graduada com dois diplomas, em Music Production and Engineering (Engenharia e Produção Musical) e Music Business/Management (Negócios e Gestão Musical), Claudia foi entrevistada por estúdios em Nova Iorque e Los Angeles, optando pela segunda cidade devido à sua semelhança com o Rio de Janeiro e pela história e prestígio do The Village Recording Studio. “Acredito que minha formação musical inicial foi crucial para ser contratada para trabalhar no The Village. Mesmo sendo engenheira de som, saber tocar piano e violão e entender teoria musical me ajuda muito a compreender melhor os projetos que estou gravando”, afirma Claudia.
O The Village Studios é conhecido mundialmente por receber artistas renomados como The Rolling Stones, Red Hot Chili Peppers e Elton John, além de criar famosas trilhas sonoras para o cinema. “Comecei como assistente e agora, após dois anos, participo de várias sessões e projetos, incluindo trilhas sonoras para filmes e séries”, destaca Claudia.