Cartoon do Marcio Baraldi – É bom terminar namoro no Carnaval?
Roko Loko e Adrina Lina, o casal mais rock n’roll dos quadrinhos nacionais.
Facebook https://www.facebook.com/oficialmarciobaraldi/
Instagram https://www.instagram.com/marciobaraldi/
Twitter https://twitter.com/marciobaraldi
**********************************************************
Sobre o Marcio Baraldi
Ganhador de dezenas de prêmios importantes, entre eles Angelo Agostini e Vladimir Herzog, Marcio Baraldi é o cartunista mais rock n’roll do Brasil, e se bobear, do mundo! Ninguém fez, faz e publica tantos cartuns e HQs explicitamente roqueiros como ele. Cartunista de nascença, ele começou a misturar rock com desenho ainda na infância quando se converteu ao rock n’roll após ouvir “We will rock you” do Queen num velho rádio valvulado. Dali pra frente ele entupiu cadernos e mais cadernos com desenhos, piadas e quadrinhos com bandas de rock, sobretudo o Kiss e o Queen, suas primeiras paixões roqueiras.
Mas o trabalho rocker do Baraldi só veio a público mesmo em janeiro de 1996, quando ele criou o Roko-Loko e a Adrina-Lina pra revista Rock Brigade, a mais antiga magazine de rock da América Latina. Em outubro de 2007, o Baraldi faturou “Disco de Diamante” com o primeiro game rock do Brasil – “Roko-Loko no Castelo do Ratozinger” – por vender meio milhão de cópias. Mais um feito inédito para um cartunista independente no país. Seu trabalho nessa área agradou tanto que ele passou a colaborar com mais duas revistas de rock, Dynamite e Metalhead, e uma de tatuagem, Metalhead Tattoo. Pouco tempo depois seria a vez das revistas Roadie Crew, Valhalla, Comando Rock e Rock Underground também abrigarem o humor inovador do Marcio em suas páginas.
Hoje Baraldi continua firme, forte e fiel em todas essas revistas, entre outras, desenvolvendo um trabalho exclusivo e pessoal pra cada uma delas. Nesses anos Baraldi já desenhou, parodiou ou homenageou uma infinidade de bandas nacionais e internacionais, somando centenas e mais centenas de cartuns, quadrinhos e tiras do que ele mesmo escreve, desenha, finaliza e pinta. Tudo sozinho, tudo na raça!
Além de ser uma criativa e original mistura de quadrinhos e rock, o trabalho do Baraldi também funciona como um eficiente e divertido documento sobre a história do rock. Em seus quadrinhos estão fatos marcantes como a volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden, o fim dos Ramones, a morte de inúmeros roqueiros como Joey Ramone, Chuck Schuldiner e George Harrison, entre outros fatos que marcaram esse tal de rock n’roll.
Todo esse conteúdo informativo e cultural, aliado ao traço hilário e humor agressivo, faz de Baraldi um dos cartunistas mais consistentes do país. Além de um nome seminal e referencial que inovou e sedimentou o Humor-rock no Brasil.