Marília Mendonça é rainha do Brasil
Em um belíssimo trabalho de Jornalismo de Dados, a Folha de SP analisou 134 bilhões de execuções no YouTube para descobrir o que os brasileiros ouvem. Segundo os dados, 95%
dos usuários brasileiros do YouTube usam o serviço para ouvir música. Sendo que, 49% das pessoas descobrem música por meio de rádios, enquanto 40% descobrem por amigos e parentes, 27% por serviços de música online e 25% por redes sociais.
Segundo as informações da pesquisa, ao somar o número de plays que cada artista obteve no período, Marília Mendonça foi a primeira dessa lista, com 4,1 bilhões de visualizações, seguida por Henrique & Juliano (3,8 bilhões). O total de Marília Mendonça corresponderia a soma de todas as reproduções de Michael Jackson, Legião Urbana, Justin Bieber e outros 19 artistas.
Com apenas 22 anos, a cantora sertaneja ultrapassa grandes nomes atuais do pop nacional como Anitta, e também de concorrentes como Maiara & Maraísa, ou de tradicionais como Zezé
di Camargo & Luciano. O resultado chama ainda mais atenção, pois não se trata de números de rádios, nos quais é sabida a existência do tal jabá. No YouTube, os números são absolutos, quem ouviu é porque queria escutar e procurou por aquele artista.
A popularidade de Marília é a contramão de qualquer tendência de marketing: ela não segue padrões de beleza impostos, canta bem, compõe e não segue o roteiro na hora de dar declarações.
O resultado seria o fracasso em qualquer mercado, mas no livre mercado da internet, as jovens se identificam com Marília, querem ser ela e gostam de sua simpatia.