Ótimos filmes nacionais
Filmes nacionais que ainda estão nos cinemas certamente são a prova de que o cinema nacional é capaz, não somente de produzir obras-primas, como também de conquistar o grande público. Dos 23 filmes nacionais indicados pelo Ministério da Cultura para disputar uma vaga para o Oscar 2018, destaco quatro que, na minha opinião, representam a produção nacional em grande estilo, dentre eles o que realmente foi escolhido pelo MinC: “Bingo, o Rei das Manhãs”.
Bingo – Cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo da televisão brasileira durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas nos bastidores.
Polícia Federal – Durante a realização da Operação Bidone, a Polícia Federal apreende um caminhão carregado de palmito, que trazia escondida cocaína. A investigação recai em equipe sediada em Curitiba. As conexões do tráfico os levam ao doleiro Alberto Youssef e, posteriormente, ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que revela uma imensa estrutura envolvendo construtoras e o governo, de forma a desviar dinheiro público.
O Filme da Minha Vida – O jovem Tony decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor, e se vê em meio aos conflitos e inexperiências juvenis.
Como Nossos Pais – Rosa se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais ao mesmo tempo em que precisa cuidar das filhas.