Resenha do CD de estreia da banda Northward

DestaqueColunas

Northward nasceu do amor pelo hard rock da vocalista Floor Jansen (atual Nightwish, ex After Forever e Revamp) e do guitarrista Jørn Viggo Lofstad (Pagan’s Mind) em 2007. E apenas em 2018 o CD de estreia, autointitulado, saiu do forno com onze faixas pela Nuclear Blast. Essa demora foi por causa dos compromissos de ambos artistas e Floor aproveitou as férias do Nightwish em 2017 para se dedicar ao projeto paralelo. A arte da capa foi assinada por Hannes Van Dahl e Chris Rorland e a mixagem ficou por conta de Jacob Hansen (Avantasia, Epica, entre outros feras).

O debut CD mescla canções fortes e cadenciadas. E isso geralmente é ruim, pois não contagia o ouvinte que muitas vezes espera energia do começo ao fim. O metal está presente logo na faixa que abre o disco, “While Love Died”. Já o prometido hard rock fica por conta de “Storm In A Glass” – que ganhou videoclipe (assista aqui) – com virtuosos riffs e refrão chiclete, lembrando a farofada dos anos 80. E “I Need” também tem pegada hard rock com bastante peso e modernidade. “Timebomb” lembra bastante o estilo Nightwish. “Let Me Out” é outra porrada na orelha muito legal. “Bridle Passion” é uma bela melodia acústica com violão dedilhado no início.

A irmã mais nova de Floor, Irene Jansen, fez participação especial na canção “Drifting Islands” – que começa com porrada e bateria mais presente, mas fica lenta na sequência e depois volta com força no refrão com vocais agudos a rasgados e dueto das moçoilas.

Esse CD não mostra somente o talento e as praças passeadas pelos músicos com metal, hard rock e melódico – mas também a versatilidade deles. Não existe muita criatividade e nem surpreende, mas tem qualidade e segue o feijão com arroz (guitarra, baixo, bateria e vocal) esperado pelo estilo proposto.

Nota 8,0

Banda: Northward
CD: Northward
Ano: 2018
Gravadora: Nuclear Blast

Faixas:
1. “While Love Died”
2. “Get What You Give”
3. “Storm In A Glass”
4. “Drifting Islands” (participação de Irene Jansen)
5. “Paragon”
6. “Let Me Out”
7. “Big Boy”
8. “Timebomb”
9. “Bridle Passion”
10. “I Need”
11. “Northwards”

Ouça as músicas no Spotify:
https://open.spotify.com/album/3j3vXKjcLop5wj0zLPflv0

 

Gisele Santos

Paulista da gema, libriana, são paulina, que ama rock n’roll e pessoas e suas histórias de vida, além de cinema e teatro e seriados e - claro - maquiagem. Graduada em Administração de Empresas (Unicid), Jornalismo (Unip) e Radiojornalismo (RádiOficina). Pós-graduada em Comunicação em Redes Sociais e Marketing Digital (FMU). É também Maquiadora Profissional formada pelo Senac Santana (SP). Por dez anos foi editora do site MundoRock (criado por ela) – sempre presente nos principais eventos internacionais e nacionais. E já apresentou programas de rock no rádio (98 in rock da 98 FM, Mundo Rock, Alternoise da RedeBlitz, Rádio Mundo Rock, Pode isso - Arnaldo? na MKK Web Rádio, Mundo Rock de Calcinha, Mundo do Rock na MetroMix do Japão). Também conhece o outro lado do balcão das redações, pois atua desde 2003 como assessora de imprensa. Como maquiadora já trabalhou no backstage da beleza dos consagrados desfiles: São Paulo Fashion Week, Casa de Criadores. Prêmios: -Ganhou três (03) prêmios – categoria “Melhor Programa de Rádio” – com o Mundo Rock de Calcinha (especializado em rock feminino): GRC Music (2007 e 2008) e Dynamite (2008). Instagram @gimaquiadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *