Floor Jansen se revolta contra estupros em festival
Para quem pensava que o número de estupros crescia somente no Brasil, a cantora Floor Jansen utilizou as redes sociais para desabafar sobre a violência contra as mulheres na Suécia. Em sua postagem, a vocalista da banda Nightwish disse que foram registrados cinco estupros e 12 agressões sexuais somente dentro do Festival Bravalla, que aconteceu de 30 de junho a 2 de julho, perto da cidade de Norrköping.
O evento reuniu grandes nomes da música como o próprio Nightwish, Rammstein, Bastille, Band of Horses, entre outros. Floor e a banda Mumford and Sons se pronunciaram dizendo que não se apresentariam mais no festival até que a produção pudesse garantir a segurança das mulheres no evento.
“Como isso pode acontecer dentro do festival? Aliás, como isso pode continuar acontecendo de qualquer forma em 2016? É uma coisa diária e normal em muitas partes do mundo e é revoltante! Não há nenhum tipo de desculpa válida para isso! O estupro não é aceitável e é preciso fazer muito mais para proteger essas vítimas, homens e mulheres”, escreveu Floor.
Outro festival sueco, Putte I Parken, também registrou casos semelhantes, cerca de 30 agressões sexuais, mas contra garotas menores de 18 anos. Segundo o jornal O Globo, os ataques no país aconteceram justamente cerca de uma semana depois do início de uma campanha sueca contra abusos nesse tipo de situação.
Para se ter ideia de como o assunto é sério e cada vez mais preocupante, nos Estados Unidos, um grupo antiestupro vem espalhando cartões de apoio em festivais de música, explicando o significado de consentimento: “Entenda: Em nenhuma situação NÃO significa SIM”.